Mar, Ambiente e Geologia - Serviços

Equipe

foto-equipe
A MAG conta com um corpo técnico permanente formado por geocientistas graduados, Mestres e Doutores, nas áreas de Geologia, Geofísica, Oceanografia e Engenharia, além de um corpo de consultores seniores brasileiros e estrangeiros que presta suporte em projetos específicos. O Dr. Marcus Gorini e toda a equipe técnica da MAG possuem um amplo conhecimento dos aspectos oceanográficos, geológicos e geofísicos de toda a margem continental brasileira e da margem continental africana (principalmente Angola e Namíbia). Outro diferencial da MAG é a valorização e experiência na integração de diversos métodos geofísicos em seus estudos, tais como: métodos sísmicos, acústicos, potenciais, de eletrorresistividade, e magnetotelúricos.

DR. MARCUS AGUIAR GORINI

Presidente Sócio-Fundador  

Geólogo formado em 1967 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ atuando em geologia e geofísica marinha desde então. Obteve o título de Ph.D. no período de 1971 a 1977 na Universidade de Columbia junto ao “Lamont-Doherty Geological Observatory”. Fundou o Laboratório de Geologia Marinha (LAGEMAR) em 1969, retomando suas atividades em 1977 na sua volta ao Brasil, na UFRJ, como professor de Geologia Marinha e Geotectônica e pesquisador do então Conselho Nacional de Pesquisas. Durante o decorrer de sua docência realizou inúmeras viagens oceanográficas na qualidade de chefe científico de expedições e de coordenador de projetos. Cabe destacar a elaboração do Programa Plurianual de Geologia e Geofísica Marinha em âmbito nacional que existe até hoje, realizado em parceria com o Dr. Jorge Jesus Cunha Palma, do Departamento Nacional de Produção Mineral, que envolveu pesquisas para o conhecimento da margem continental brasileira e formação simultânea de pessoal.

Currículo Dr. Marcus Aguiar Gorini

Dr. Marcus Aguiar Gorini

Distinções recebidas

Medalha de “Mérito Tamandaré” conferida pelo Exmo. Sr. Ministro da Marinha Almirante Maximiliano Eduardo da Silva Fonseca.

Diploma de Hidrógrafo Honorário conferido pelo Exmo. Sr. Diretor da Diretoria de Hidrografia e Navegação do Ministério da Marinha.

Monte Submarino Gorini: proposto pela Federação Russa pelo Dr. Gleber Udintsev como uma homenagem ao geólogo brasileiro Dr. Marcus Aguiar Gorini por suas contribuições às pesquisas em geologia marinha no Atlântico Equatorial, no âmbito do Subcomitê da GEBCO (General Bathymetric Charts of the Oceans), na Organização Hidrográfica internacional (OHI) e da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), Mônaco, na posição de coordenadas Lat. 3º 45’ 36’’N e Long. 31º 49’ 48’’W, durante o 130 encontro do Subcomitê de Nomes de Feições Submarinas. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Medalha de Mérito Cartográfico conferida pela Sociedade Brasileira de Cartografia.

Medalha de Mérito Naval conferida pela Marinha do Brasil.

Tal formação contou com a coordenação brasileira do Projeto 13 Mar, Ambiente e Geologia – Serviços CENTRATLAN, através de acordo celebrado entre a Marinha do Brasil e a Marinha dos Estados Unidos. Coordenou a parte oceânica do mapa geológico do Brasil na escala de 1:5.000.000 pela primeira vez contendo o mapa do fundo oceânico ao largo do Brasil. Atuou como membro do Comitê de Oceanografia do Conselho Nacional de Pesquisas e como presidente da Área de Geociências da Campanha de Formação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e Cultura do Brasil.
Integrou o comitê brasileiro junto ao Programa “Deep Sea Drilling Project” como observador em reuniões nos Estados Unidos, organizadas pela “National Science Foundation”, de planejamento de cruzeiros de perfuração nos oceanos com o Navio de Perfuração Glomar Challenger. Representou o Brasil nas Nações Unidas para o treinamento de pessoal em função da entrada em vigor da Lei do Mar. Além disso, participou da reunião da CNUDM das Nações Unidas em Madras, Índia, para avaliação da futura exploração mineral oceânica. Membro do Comitê Executivo do Programa de Levantamento da Plataforma Continental Jurídica do Brasil e, após a entrega da Submissão Brasileira, membro da Delegação Brasileira para a sua respectiva defesa junto à Comissão de Limites da Lei do Mar (UNCLOS) das Nações Unidas em Nova Iorque. Foi o Responsável Técnico do Programa de Levantamento da Plataforma Continental Jurídica da República da Namíbia. Coordenou e exerceu a responsabilidade técnica do Projeto de Extensão da Plataforma Continental Angolana.
Monte Gorini

Monte Gorini

 

Equipe técnica

Marcello Gorini

Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ver mais

Possui Mestrados em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF e em Geomática pela UERJ e Business Intelligence pela PUC, com Bacharelado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência na área de Oceanografia Geológica, com foco em classificação fisiográfica do fundo dos oceanos e modelagem digital do relevo submarino.

Rodrigo Perovano

Doutor em regime de co-tutela pela Université des Sciences et Technologies de Lille 1 (USTL) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ver mais

Possui Mestrado em Geologia e Geofísica Marinha pela UFF e Bacharelado em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua principalmente nas áreas de Tectônica Gravitacional, Estratigrafia Sísmica e Análise

Leonardo Klumb

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ver mais

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Bacharelado em Oceanografia pela mesma instituição. Especialista em Educação e Gestão Ambiental. Experiência nas áreas de oceanografia geológica e gerenciamento

Viviane Takao

Doutoranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (área de Geologia e Geofísica Marinha), Mestre em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense(UFF), com Bacharelado em Oceanografia pelo Centro Universitário Monte Serrat (UNIMONTE).

Ver mais

Expedição à Antártica para pesquisas geológicas e geofísicas. Experiência na área de Estratigrafia sísmica, Processos de transporte de massa e Hidratos de gás.

Fábio Braga

Doutorando em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ver mais

Possui Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência nas áreas Sistema de Informação Geográfica, Sensoriamento Remoto e Banco de Dados Geográficos.

Nair Pereira

Mestre em Oceanografia (área de Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (USP), com Bacharelado em Oceanografia pela mesma instituição.

Ver mais

Experiência nas áreas de processamento e análise de dados, modelagem numérica hidrodinâmica e sensoriamento remoto.

Marcos Santos

Mestre em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Bacharelado em Geofísica de Exploração pela mesma instituição.

Ver mais

Experiência nas áreas de interpretação sísmica, métodos potenciais e geotectônica.

Nara Pinto

Mestranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (área de Geologia e Geofísica Marinha) pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ver mais

Possui Bacharelado em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Experiência nas áreas de Oceanografia, GIS e Geologia Marinha.

Gustavo Ortiz

Bacharel em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP).

Ver mais

Prestou serviços junto à Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui experiência em sensoriamento remoto, monitoramento oceanográfico e Geociências.

Kenji Motoki

Mestrando em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (área de Geologia e Geofísica Marinha) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Bacharelado em Geofísica pela mesma instituição.

Ver mais

Experiência na área de Geofísica, GIS e Geologia Marinha.

Rafael Leão

Graduado em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ver mais

Experiência nas áreas de sísmica rasa, batimetria e análise de dados e geologia do quaternário.

Voltar para o topo