Mar, Ambiente e Geologia - Serviços

Batimetria

A batimetria é um método acústico que tem como objetivo o delineamento da morfologia do fundo de áreas submersas (mares, lagos e rios), tendo como princípios físicos o tempo entre a emissão e recepção de um sinal acústico e a velocidade de propagação do som na água. Existem dois sistemas de aquisição batimétrica: monofeixe e multifeixe.

O sistema de batimetria monofeixe é composto de apenas um transdutor (dispositivo que transforma um tipo de energia em outro, no caso converte um sinal de energia elétrica em energia acústica, e vice-versa) que emite um único feixe, possibilitando a determinação pontual da profundidade diretamente abaixo da embarcação. Por sua vez, o sistema multifeixe é formado por um arranjo de transdutores, dispostos lateralmente, que emitem um conjunto de feixes de sinais acústicos e, consequentemente, permitem uma amostragem por área da profundidade do leito submarino, ilustrada pela geração de superfícies 3-D como resultado.

O processamento e análise dos dados batimétricos permitem a confecção de mapas de profundidade, cartas náuticas e perfis batimétricos de áreas submersas. Esse tipo de mapa é utilizado na maior parte das análises geológicas e oceanográficas, com aplicação em uma gama de estudos como:

 Dragagens de leitos;
 Instalação de dutos submersos e demais estruturas fixas ou móveis;
 Estudos Hidrológicos (detecção de erosão submersa, análise de fluxo de água em determinado tempo, medição de profundidade e mapeamento de leito);
 Detecção de naufrágios.

Relacionados

LEPLAC Brasil
Programa para o Delineamento da Plataforma Continental da Namíbia
Projeto de Delineamento da Linha de Baixa-Mar de Angola
Projeto de Extensão da Plataforma Continental de Angola
Voltar para o topo