Mar, Ambiente e Geologia - Serviços

Método Magnetométrico

T oda a matéria é magnética. Em nível atômico, os átomos se comportam como dipolos magnéticos devido ao próprio movimento de seus elétrons ao redor do núcleo. Quando submetido a um campo magnético externo, a matéria tem essa movimentação perturbada.

A magnetometria é uma técnica que utiliza o campo magnético terrestre para investigar estruturas subsuperficiais. O campo magnético terrestre induz nas rochas e estruturas geológicas um campo magnético secundário que é somado ou subtraído ao campo principal. Estas modificações do campo magnético podem ser analisadas para a investigação das fontes causadoras das anomalias (Tabela 2).

Além dessa Magnetização Induzida, fruto da interação entre o material e o campo magnético externo, o dado magnetométrico também é constituído pela Magnetização Remanente, adquirida no momento da cristalização da rocha. Esta magnetização Remanente depende do raio atômico, da cristalografia, da composição química, da história termal, da geologia e tectônica da região de estudo.

A aquisição magnetométrica de reconhecimento é realizada com espaçamento médio entre as amostragens, de cerca de 500 m ou alguns km, podendo variar de 10 a 100 m para levantamentos com maior detalhamento.

O método magnetométricos é usualmente utilizado para:

Mapeamento geológico, profundidade do embasamento e espessura sedimentar;
 Análise estrutural de depósitos minerais;
 Estimativas de acumulações minerais metálicas e não metálicos associados a estruturas que provocam efeitos magnéticos detectáveis;
 Água subterrânea e aquíferos em fraturas;
 Obras de engenharia voltadas para a instalação de estruturas fixas ou móveis (cabos, dutos, plataformas, etc.) e para operações de busca de objetos metálicos submersos ou soterrados;
 Presença de intrusões.

Relacionados

LEPLAC Brasil
Programa para o Delineamento da Plataforma Continental da Namíbia
Projeto de Delineamento da Linha de Baixa-Mar de Angola
Projeto de Extensão da Plataforma Continental de Angola
Voltar para o topo